A Creche Berçário Nova Esperança participou de ação pioneira da Diretoria de Gestão de Pessoas do
Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC) no primeiro semestre deste ano: um projeto de avaliação e
aprimoramento da cultura e do clima organizacional.
A cultura organizacional é, na definição da Wikipedia, “composta por práticas, símbolos, hábitos,
comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e
externas, sistemas, jargão e clima organizacional”.
Já o clima organizacional, de acordo com o site Educa Mais Brasil, “está ligado às reações e sentimentos
dos colaboradores no ambiente de trabalho, relacionadas às suas demandas e interações com as demais
pessoas que atuam na organização”.
Compreender a cultura e o clima organizacional permitem avaliar como os integrantes de uma organização se relacionam com diretrizes e premissas institucionais, de forma a compreender
comportamentos e mentalidades.
E, a partir disso, propor ações que visam ajustar expectativas, aprimorar habilidades e contribuir para a
percepção de valor da equipe. Dessa forma, no primeiro semestre, a Diretoria de Gestão de Pessoas, composta por Patrícia de Oliveira Bastos Bono, Teresa Cristina Lopes de Campos e Elisangela Aparecida Janjácomo Duarte, deu início a uma série de entrevistas individuais.
Ao escutar cada funcionária, foi possível à equipe da Diretoria conhecer os sentimentos, ideias, propósitos e perspectivas dessas profissionais. Depois, a devolutiva foi realizada por meio de atividade na sede do projeto, realizada no dia 12 de julho.
“Foi um trabalho primoroso, que retornou em forma de aprendizado para toda equipe. Dinâmicas que
fizeram com que olhássemos umas para as outras como indivíduos valorizados. Também foi possível
compreender a importância do nosso trabalho em grupo, reflexão sobre liderança, suas formas e papéis, o prejuízo da fofoca no ambiente de trabalho, entre outros pontos”, enumera Vindia Duboc Martins,
coordenadora pedagógica da Creche Berçário Nova Esperança.
Para ela, a ação da Diretoria de Gestão de Pessoas do CEAC reforçou a importância da missão da entidade como elemento-guia para a atuação da equipe dentro do propósito institucional.
“Toda a equipe entende ser seu papel cuidar, educar, desenvolver com amor cada um dos seus assistidos, pois sabemos que somos importantes onde estamos e pelo que realizamos na creche”, afirma Vindia.
Além desse projeto, a Diretoria de Gestão de Pessoas realizou na Creche Berçário Nova Esperança e demais unidades mantidas pelo CEAC momentos especiais aos funcionários, como painel de aniversariantes, distribuição de canecas de presente e bombons no Dia das Mães e palestra em homenagem ao Dia do Trabalho.